Cuida Bem

A importância das sementes e oleaginosas para a saúde

A importância das sementes e oleaginosas para a saúde

Na busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável, existem alimentos que podem facilitar este processo como as famosas oleaginosas. São consideradas oleaginosas as sementes que possuem óleos, que são envolvidas por uma casca rígida e são consumidas in natura. Para representar este grupo de alimentos podemos citar as sementes de girassol, a castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas e outros frutos secos.

Existem alimentos como a chia, quinoa e amaranto que são classificadas como sementes, mas não como oleaginosas. Essas sementes também são consumidas in natura, mas não apresentam óleos em sua composição.  

As sementes oleaginosas e não oleaginosas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois possuem fontes importantes de nutrientes como fibras solúveis e antioxidantes como vitamina E, selênio e vitamina A. O consumo desses antioxidantes está relacionado ao combate aos radicais livres do corpo, moléculas responsáveis pelo envelhecimento das células, incluindo as células da pele que provocam o envelhecimento precoce.  

Já as fibras solúveis são responsáveis pela sensação de saciedade, pelo auxílio no tratamento da constipação e prevenção de doenças intestinais, além de contribuírem também para a formação da flora bacteriana intestinal de forma mais saudável.  

Além dos benefícios para o intestino e no combate contra o envelhecimento precoce, o consumo dessas sementes ainda está associado a melhora do sistema imunológico já que os minerais e vitaminas presentes ajudam a reforçar a resposta imune contra agentes nocivos a saúde como as bactérias e os vírus.

As sementes podem ser encontradas em snacks como as barras de nuts, em que o conjunto de várias oleaginosas e não oleaginosas pode fornecer um grande aporte de nutrientes, podendo fazer parte de lanches intermediários ou até mesmo como um pré ou pós treino. Escolha o melhor momento para inclui-las no seu dia a dia e não fique sem seus benefícios!

 

21.04.2020
Por Admin / Artigo
1 Comentário

Comentários: 0

Postar um Comentário