.jpg)
Benefícios do Milho
Pode não parecer, mas o milho além da sua versatilidade na culinária ainda apresenta enormes benefícios para a saúde. Ele é amplamente empregado na alimentação como uma importante fonte energética, graças ao seu alto conteúdo de carboidratos e pode ser também uma opção proteica da alimentação, especialmente para a população de baixa renda, já que possui aproximadamente 7g de proteína em uma porção de 100g.
Porém, além de ótima fonte energética, ele também fornece fibras, minerais e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.
O milho possui em sua composição as chamadas fibras insolúveis. Essas fibras têm como principal benefício melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre, pois elas aumentam?o volume das fezes e estimulam?os movimentos peristálticos, fazendo?com que a comida passe mais rapidamente e com maior facilidade pelo intestino.
No grão de milho essas fibras estão presentes na casca e promovem o crescimento de bactérias boas do intestino, pois servem de alimento para elas. Quanto maior o número de bactérias benéficas no intestino melhor será o hábito intestinal e o sistema imunológico, além de reduzir o risco para doenças ou alterações intestinais.
O milho contribui ainda para o fornecimento de vitaminas do complexo B e carotenoides. Assim, ele apresenta, além do seu valor nutricional, um potencial funcional.
As vitaminas do complexo B tem como função fortalecer o sistema imunológico e o sistema nervoso. Sua deficiência está associada ao estresse, queda de cabelo, irritabilidade, fraqueza muscular e unhas fracas. Já os carotenoides são essenciais para a prevenção de doenças degenerativas, além de estimularem também o sistema imunológico e agirem como antioxidantes.
E lembrem-se, todos esses benefícios podem ser alcançados quando o milho for consumido cozido na água e sem adição excessiva de ingredientes como o sal e manteiga.
