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Meditação: você conhece os benefícios dessa prática?

Meditação: você conhece os benefícios dessa prática?

A meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e relaxar o corpo além de ser o treinamento da nossa atenção plena. O objetivo principal de sua prática é desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer a percepção das pessoas.   

Estudos científicos relacionados a área da neurociência vêm demonstrando que a meditação pode ser benéfica tanto à saúde física quanto a saúde mental, contribuindo significativamente para a melhora na qualidade de vida das pessoas que fazem a prática diária. 

O principal efeito da meditação é proporcionar ao seu corpo um repouso profundo, enquanto sua mente se mantém em alerta. Isto faz baixar a pressão sanguínea e diminuir o ritmo do coração, ajudando seu corpo a se recuperar do estresse. Muitos médicos usam a meditação como parte do tratamento de distúrbios como a hipertensão, dores de cabeça, dores nas costas, problemas de ansiedade, e até para controlar ou diminuir dores crônicas.  

Além disso, o equilíbrio emocional e uma vida mais saudável ocasionado pela meditação reforça o sistema imunológico devido a ação de um tipo de enzima chamada telomerase que auxilia na melhora da resposta do sistema imune contra agentes nocivos à saúde como bactérias e vírus e contra o envelhecimento das células.  

Talvez o efeito mais importante da meditação seja a paz interior, um refúgio onde você pode escapar da turbulência do seu dia a dia. O hábito de meditar diariamente vai lhe ajudar a desligar-se do estresse e trará calma e energia para você enfrentar melhor os desafios que vêm pela frente. 

O jornalista científico Daniel Goleman, o famoso autor de Inteligência emocional, ensina a alcançar todos os benefícios da meditação através de quatro tradicionais técnicas de meditação: 

  • Meditar Respirando: Uma das mais simples e mais usadas, encontrada em quase todas as antigas tradições espirituais.  

  • Meditar Relaxando o Corpo: Usada para promover especialmente o relaxamento, soltando e suavizando os músculos.  

  • Meditar Concentrando: Uma técnica que enriquece a percepção, fazendo descobrir os mecanismos e processos da mente.  

  • Meditar Caminhando: Um antigo método especialmente útil para quem tem dificuldade em se manter parado. 

Para a prática de qualquer uma das opções listadas acima procure sempre um lugar que seja apenas seu, silencioso e onde ninguém irá te atrapalhar.  

15.06.2020
Por Admin / Artigo
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